top of page

Devo contratar um Designer de Interiores?

  • Foto do escritor: Lucila Oliveira
    Lucila Oliveira
  • 4 de fev.
  • 4 min de leitura

O mercado de Arquitetura e Design de Interiores está bastante aquecido nos últimos anos, e durante a pandemia, as pessoas começaram a olhar mais para os seus ambientes, mudando até a forma como se relacionam com a sua casa ou com os ambientes mais corporativos. Mas então, neste contexto, qual a importância de contratar um Designer de Interiores?



Mas antes disso: Você sabe o que faz um Designer de Interiores?


É o profissional que atua com a concepção criativa de Projetos de Interiores para comércios, residências e empresas em geral. É também o profissional de Interiores o responsável pela aplicação das Leis do Design e Ergonomia aos ambientes, pensando sempre em alinhar a necessidade e preferências do seu cliente com a funcionalidade do ambiente, passando pela decoração, ambientação, paisagismo, luminotécnica e móveis planejados. O Designer de Interiores também atua como um consultor do seu cliente, indicando fornecedores e ajudando-o a tomar as melhores decisões para que o seu Projeto de Interiores fique a sua cara e que esteja dentro da estimativa de custo traçada.

paleta-de-cores
Paleta de cores sobre uma mesa mostrando o trabalho de um arquiteto e designer de interiores

Agora que você já sabe o que faz um Designer de Interiores, vou te resumir as principais atividades deste profissional:


• Concepção criativa dos projetos

• Planejamento e Execução dos projetos juntos ao clientes

• Indicação de fornecedores para a execução do Projeto completo

• Adequação das necessidades dos cliente à funcionalidade do projeto

• Ambientação, decoração, paisagismo, e consultoria.

• Desenho de móveis planejados



O que um bom Designer precisa ter?


Para se contratar um bom Designer de Interiores é preciso observar:


Sua formação acadêmica

Existem ótimos profissionais de Interiores que são formados no mercado e que não necessariamente passaram por um curso superior, mas via de regra, uma formação acadêmica sólida traz mais embasamento técnico na construção de um projeto de interiores.


Experiência no mercado

Um bom profissional deve ter uma sólida experiência no mercado, pois somente a experiência vai permitir que ele tenha soluções diferentes para cada projeto, além de ter segurança suficiente para qualquer imprevisto que possa ocorrer durante a execução do projeto de interiores.


Portfólio

Antes de contratar um Designer de Interiores, você deve observar os seus projetos já executados e entender se ele atende a sua necessidade, e se o estilo visual dele está alinhado aos seus gostos. O Designer deve ter um site bem construído, redes sociais bem alimentadas e uma presença digital que facilite a sua busca na hora de contratar um Designer de Interiores para o projeto da sua residência, comércio ou empresa em geral.


Atendimento ao cliente

Como já comentei antes, quando se contrata um Designer de Interiores, ele deve atuar também como um consultor, logo, a atenção que ele dá ao cliente é fundamental para que o projeto de interiores seja bem executado. O cliente muitas vezes têm dúvidas que somente um Designer de Interiores atencioso consegue ajudar. Então, lembre-se disso!


Comunicação

Um dos pontos primordiais na contratação de um Designer de Interiores, complementa o tópico anterior: Comunicação! O Designer precisa ter um canal de comunicação claro com seu cliente. Seja por Whatsapp, Telegram, por e-mail ou qualquer outro canal. O Designer deve facilitar a comunicação com o seu cliente estando sempre pronto para o atender.

sofa-tapete-cadeira
Projeto de ambientação e interiores

Por que você deve contratar um Designer de Interiores?


Agora que você também já sabe o que um Designer de Interiores faz e o que um bom profissional precisa ter para executar bem os seus projetos de Interiores, é importante saber por que você deve contratar um Designer.


Este profissional vai garantir, antes de qualquer coisa, a qualidade do seu projeto. Com toda a experiência que ele tem, ele vai te ajudar a deixar o seu ambiente bonito, elegante, funcional e personalizado para os seus desejos. Além disso, ele vai fazer você economizar dinheiro. Isso mesmo! Quando você contrata um Designer de Interiores, você contrata também toda a sua rede de parceiros e ele vai te indicar um fornecedor de confiança para executar o seu projeto de interiores.


Quais os pontos negativos em não contratar um Designer de Interiores para a sua obra?


Eu sei como é! Sempre bate aquela vontade de fazer as coisas por conta própria, e a gente sai pesquisando e salvando coisas no Pinterest, ou buscando por hashtags do tipo DIY, e quando a gente vê já tá mudando as coisas de lugar em casa, não é mesmo?


É muito legal quando a gente faz as coisas por conta própria e se envolve na própria execução do projeto de interiores. Pintamos parede, trocamos cortinas, mudamos sofá, compramos vasos novos, e às vezes, não ficamos satisfeitos e percebemos que perdemos tempo e dinheiro.


Quando fazemos as coisas sem orientação de um profissional como um Designer de Interiores ou Arquiteto, corremos um grande risco de fazer com que as coisas não saiam como planejamos. Isso porque, antes de executar o projeto, um profissional de Interiores ou Arquiteto cria o projeto em 3D, usando softwares específicos, que refletem uma imagem muito próxima do projeto final. Nesse projeto 3D o cliente tem a real dimensão de como ficará o projeto final, além disso, o profissional tem uma grande bagagem e sabe o que funciona para a proposta do seu projeto, e vai adequar o projeto ao seu orçamento.


Quando o projeto de interiores envolver obras como gesso, paredes, revestimentos, troca de pisos, alocações de pontos, o custo de fazer isso sem a ajuda de um profissional capacitado pode ser ainda maior. Evite dor de cabeça, e contrate um Designer de Interiores.

 
 
 

Comentários


bottom of page